Blog

Práticas e cuidados com vidros na varanda

15 de Junho de 2020 por Jacques

Medida é uma forma de proteger espaço de barulhos, chuva e ventos

Fechar a varanda de um apartamento ou de uma casa é uma prática muito comum para quem deseja mais segurança e privacidade.

Além de garantir segurança e privacidade, o espaço escolhido para fechar fica protegido de barulhos, chuva e ventos.

O cercamento com vidro valoriza o imóvel e ainda cria uma excelente área de lazer para os moradores.

Mas o fechamento de varandas com vidros exige um certo cuidado para assegurar a funcionalidade do espaço.

Outro ponto importante na hora da ação é ficar atento ao que diz a lei em relação ao fechamento de ambientes, pois nem tudo é permitido.

Pensando nisso, separamos algumas estruturas que podem ser utilizadas no fechamento e vantagens do processo.

 

Cuidados na hora da contratação 

 

Na hora de procurar a empresa que será responsável pelo fechamento da varanda, é preciso tomar alguns cuidados para evitar dores de cabeça. Confira abaixo alguns deles.

 

Preço

Nesse momento você não deve priorizar o preço, afinal o barato pode sair caro. 

Quando for procurar a empresa que fará a instalação, certifique-se de que lhe passaram um preço padrão e não busque tão somente pelo menor valor.

Esse serviço precisa ser bem feito para que futuramente você não precise preocupar-se com a água da chuva entrando, por exemplo.

 

Qualidade

Obviamente o serviço realizado deverá comprovar sua qualidade, mas uma questão interessante é que o cliente tem direito de pedir a certificação para observar a procedência dos materiais.

Assim você pode acompanhar todo o processo de instalação de vidros na sua casa e saber identificar cada detalhe.

 

Referência

Depois de ter pré definido a empresa, você precisa atentar para o histórico dela. Converse com pessoas que já a contrataram, busque na internet, cheque a reputação, e entre outros.

É muito importante saber se você terá a atenção necessária da empresa e se ela presta serviços de manutenção, caso precise.

 

Tipos de vidros

 

O tipo de vidro que você deseja colocar na sua varanda é outro ponto que você precisa decidir cautelosamente.

Por isso, separamos três tipos deles para você entender melhor e realizar a escolha certa.

 

Duplo

O vidro duplo proporciona um excelente isolamento térmico e acústico, fazendo muito sucesso no fechamento de sacadas.

Esse tipo de vidro é composto por duas placas de vidro separadas por silicone.

 

Temperado 

O vidro temperado recebe isolamento térmico, o que proporciona maior resistência. 

Outro ponto positivo desse tipo de vidro é que caso venha a quebrar-se, ele se fragmenta em pedaços pequenos e não gera estilhaços.

 

Laminado

O vidro laminado também é muito resistente e seguro para o caso de quebra, pois ele conta com lâminas colocadas em uma espécie de tela que segura os fragmentos.

Esse tipo de vidro também é excelente no isolamento acústico.

 

Cuidados ao instalar 

 

Desde 2014, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou a NBR 16.259, que estabelece os padrões para a instalação de vidro na varanda.

A norma prevê todos os requisitos necessários para a instalação do sistema até a forma de cálculo do impacto do mesmo na estrutura do prédio.

Por isso, é fundamental que pesquise e tenha essas informações em mãos na hora da instalação, para garantir segurança à sua casa.

 

Como você pôde perceber, instalar vidros para fechar sua varanda não é uma tarefa simples e precisa muito estudo e cuidados para que tudo dê certo.

Na hora de fazer suas escolhas, lembre-se desses cuidados. Assim, você estará valorizando seu imóvel e garantindo segurança para a sua residência.

 

Os imóveis publicados devem ser previamente consultados pois estão sujeitos a disponibilidade e alteração de valor sem aviso prévio.

Bravo