Blog

Vale a pena investir em imóveis para alugar?

15 de Setembro de 2020 por Jacques

Confira as vantagens de você ser locatário de imóveis

Quem pensa em fazer um investimento seguro, já deve ter se perguntado se realmente vale a pena investir em imóveis para alugar.

Essa é uma possibilidade que ganhou notoriedade mais recentemente e tem feito muita gente pensar em tornar-se o locatário de algum imóvel.

Acontece que esta não é a única opção de investimento seguro. Por que então optar por imóveis e correr esse risco?

Neste artigo, vamos lhe apresentar todos os motivos! E mais: vamos lhe mostrar por que você deveria investir no ramo imobiliário agora mesmo.

Vantagens de ser o locatário

O primeiro grande motivo que devemos ressaltar é a renda passiva que o aluguel gera para locatários. A renda proveniente da locação é uma garantia mensal.

Essa é uma vantagem que conta tanto para imóveis residenciais quanto para comerciais. 

É claro que nem todo imóvel é facilmente alugado: é preciso avaliar também a localização e outras questões que o valorizam.

Isso conta muito para quem pensa a longo prazo e busca por empreendimentos que não percam seu valor com o passar dos anos.

A segurança do ramo imobiliário

É preciso lembrar que a população brasileira cresce a cada ano. Então, a procura por imóveis não deve reduzir, muito pelo contrário.

Não são poucas as pessoas que optam por alugar ao invés de comprar um casa.

No Brasil, esse número não para de crescer: em 2019, imóveis alugados representavam 18,3% das moradias, o equivalente a 13,3 milhões. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad).

Afinal, quando alguém aluga um imóvel, tem mais flexibilidade para mudar de bairro ou cidade, o que torna essa possibilidade muito atrativa.

Entretanto, esse é um mercado muito dinâmico, e as mudanças acabam interferindo nas decisões que as pessoas tomam sobre isso.

Mas temos uma boa notícia para lhe dar: este é o melhor momento para investir em imóveis.

Sabe por quê? A Taxa Selic nunca esteve tão baixa! Ela chegou ao seu menor nível da história: 2,25% ao ano.

Isso significa que os juros para empréstimos e financiamentos, por exemplo, estão mais baixos.

Então, se você está pensando em investir seu dinheiro, saiba que a hora chegou e que será no setor imobiliário!

Este é o momento certo para construir ou comprar um imóvel e destiná-lo para locação.

Fazendo isso agora, você aproveita os baixos juros, que é um ponto essencial para o investimento bem feito, e garante a renda mensal proveniente da locação.

Aliás, esse é um investimento mais rentável que a poupança.

Em geral, o valor do aluguel corresponde de 0,5% a 1% do valor estimado da propriedade, enquanto a poupança fica em 0,3%.

E então, ainda restam dúvidas de que vale a pena investir em imóveis para alugar?

Os imóveis publicados devem ser previamente consultados pois estão sujeitos a disponibilidade e alteração de valor sem aviso prévio.